A CIDADE

ORIGEM  

As primeiras penetrações no território de Poço Verde datam de 1609, quando Antônio Guedes adquiriu uma sesmaria, cujos limites abrangiam todas as terras que atualmente formam esse município. 
O topônimo veio de uma fazenda que tinha o nome de Poço Verde, onde formou-se um aglomerado de habitações, dando origem à povoação, dentro do território de Campos (atualmente Tobias Barreto). 
Pelo ano de 1863 é que a localidade primitivamente forma-se ao lado direito do Rio Real (Estado da Bahia), sendo depois não se sabe se por questão de ordem fiscal, política ou de outra natureza ? Transferida para o lado de cá do rio (Estado de Sergipe). Pouco depois Sebastião da Fonseca Dórea institui na localidade o capelado de Santa Cruz de Poço Verde. 

ASPECTOS FÍSICOS 
Segundo dados do IBGE, o município de Poço Verde, está situado na mesorregião geográfica do Sertão Sergipano e na micro região de Tobias Barreto, juntamente com Simão Dias. Sua superfície é de 380,7Km² o que corresponde a 18,47% da microrregião e 1,72% do estado de Sergipe. Limita-se ao norte, com os municípios baianos de Paripiranga e Adustina; ao oeste Fátima, Heliópolis e Ribeira do Amparo; ao leste o município sergipano de Simão Dias e ao Sul Tobias Barreto. Suas terras servem de fronteira entre Sergipe e Bahia. O relevo do município é ligeiramente montanhoso na sua metade oriental, apresentando algumas serra como: Caraíba, Poço Dantas e São José. O clima predominante é quente, variando entre 38ºC nos meses mais quentes e 17ºC nos meses mais frios e a altitude é de 273,0M. A vegetação varia de acordo com o clima. Quando o clima é bom possibilita o desenvolvimento vegetal e quando é seco, a vegetação é rala ou desaparece, predominando a caatinga. O principal rio é o Rio Real, cujas nascentes estão localizadas em Poço Verde. Há também os Riachos: Urubu, Jococó, Santana, Salgado, Pitomba e Mocambo. Poço Verde tem somente uma Lagoa, a Lagoa do Junco, próximo ao povoado que tem esse mesmo nome. A maior fonte hídrica do município é a barragem Amargosa com capacidade para armazenar 2.450.000m³ e uma área total para inundação de 60 há. Segundo o Anuário Estatístico de Sergipe, Poço Verde possui uma área de 389 km e está localizada a 145 km de distância da capital (Aracaju) sendo em linha reta 126 km. Maiores Povoados: Povoado São José, Tabuleirinho, Saco do Camisa e Rio Real.

ASPECTOS ECONÔMICOS
A principal atividade econômica no município é a agricultura. Seus principais produtos agrícolas são o milho e o feijão. Com destaque também para a pecuária.

Uma cidade rumo ao desenvolvimento, hoje conta com uma fabrica de calçados que atualmente conta com mais de 700 funcionários.

DADOS DO IBGE



População estimada 2016 (1)
23.580
População 2010
21.983
Área da unidade territorial 2015 (km²)
439,840
Densidade demográfica 2010 (hab/km²)
49,95
Código do Município
2805505
Gentílico
poço-verdense

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=280550&idtema=16&search=||s%EDntese-das-informa%E7%F5es

Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário